Funerária em Recife - Cuidado e Respeito em Cada Detalhe
Oferecemos Enterro, Cremação, Flores, Translado e Tanatopraxia Com o Melhor Preço e Atendimento Especializado.
Fale Conosco
(81)99945-8760
Sample image

Entenda como funciona a Cremação

A cremação consiste em um processo de incineração do corpo, que o reduz a cinzas. Apesar de ser uma prática muito antiga, ainda causa muitas dúvidas.

Por isso, é interessante conhecer um pouco melhor o assunto e conversar com as pessoas mais próximas para saber se essa é a melhor opção para a família.

Para compreender o que é cremação, como ela acontece, qual o melhor destino para as cinzas e quais são os seus reais impactos no meio ambiente, continue a leitura!

A cremação é um procedimento de redução do corpo humano após o falecimento que, por meio de altas temperaturas, se transforma em cinzas. Ela surgiu há milhares de anos; as civilizações grega e romana já optavam pela cremação como uma forma nobre de destino após a morte. Apesar de se associar essa prática aos anos de 1000 a.C. para os gregos e 750 a.C para os romanos, não se sabe ao certo a data da sua origem.

Uma das ressalvas comuns que as pessoas têm em relação à cremação:

Como a cremação acontece?

É importante saber que existem algumas regras para o processo, que variam de acordo com o estado. Porém, em geral, ela só pode acontecer depois do tempo mínimo de 24 horas após a emissão da declaração de óbito.

Preparação

O corpo passa por uma preparação, em que são retirados os objetos metálicos e os implantes, como marca-passo, para garantir a segurança. Ele fica por algum tempo em câmara fria, antes de ser submetido ao calor.

Incineração

Na sequência, o corpo, que está em um recipiente adequado - produzido em material ecológico, sem química, vidros, metais e verniz -, é introduzido em uma câmara. Lá, é exposta a uma temperatura de aproximadamente 800ºC, responsável pela desintegração. A temperatura se eleva e é preciso que um profissional responsável monitore todo o procedimento, que dura entre 2 e 3 horas.

A cremação sempre deve ser feita individualmente. No Brasil, é ilegal fazer cremações simultâneas, além de as câmaras não serem capazes de comportar mais de um corpo.

Fragmentação

Após o processo com o calor, o corpo cremado precisa repousar em uma superfície metálica, onde são removidos quaisquer resíduos metálicos. Em seguida, passa-se pelo cremulador, uma máquina que faz com que os resíduos se tornem fragmentos muito pequenos.

Por fim, eles passam por outra máquina para a pulverização, até que se tornem um pó fino. Ele é lacrado e pode ser transferido para uma urna adequada, para que seja entregue à família.

Há casos em que a cremação não pode ser realizada

Por mais que seja um desejo do ente querido falecido, há circunstâncias nas quais não é possível realizar a cremação. Ter ciência disso é fundamental para encontrar outras formas de homenagear a pessoa.

Legalmente, em caso de morte violenta, a pessoa não poderia ser cremada. Isso porque, em caso de reabertura da investigação, por meio de exumação, é preciso ter acesso ao corpo para realizar laudos adicionais. A exceção é quando há uma autorização judicial para isso.

A cremação é um processo mais econômico

Muitas pessoas desistem dessa opção por acreditarem que é um processo mais caro do que o sepultamento. Curiosamente, não é. Essa é uma opção mais barata, já que não envolve alguns custos, como:

  • terreno;
  • locação do espaço;
  • compra do jazigo;
  • manutenção do jazigo.

No caso da cremação, não há essas questões, o que torna tudo mais barato. Além disso, se for vontade da família e do ente querido, é mais prático. Isso não impede, por exemplo, de deixar as cinzas no cemitério para que os ritos de homenagem possam ser feitos ali — no caso, a urna ficará no local. Ali, serão depositadas as cinzas da pessoa, que poderão ser visitadas sempre que familiares e amigos queridos quiserem.

Temos parcerias com os principais crematórios

Esperamos que essas informações lhe ajudem nesse momento difícil, caso você precise de mais orientações, estamos à sua disposição!

Fale conosco